Polícia Federal, CGU e TCE/ES deflagraram operação contra fraude em contratações da saúde: conforme a investigação, servidora recebia 6% sobre o valor empenhado
- www.felipedalenogare.blog
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Auxilie a tornar nosso Manual de Licitações e Contratos o livro mais vendido da área em 2025! Adquira agora mesmo com desconto, aplicando o cupom: VALEDALENOGARE
Clique aqui para ingressar no grupo exclusivo de licitações e contratos do Prof. Felipe Dalenogare Alves no WhatsApp e receba todas as notícias sempre em primeira mão!
———————————
A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), deflagrou na manhã da última quinta-feira (3/4/25) a Operação Salvares, que investiga corrupção envolvendo recursos públicos na área da saúde.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Vila Velha/ES, São Mateus/ES e Rio de Janeiro/RJ, expedidos pela Justiça Federal. Além disso, foram implementadas ordens de sequestro/bloqueio de bens e valores e de afastamento de servidora pública investigada.
Investigações
As investigações foram iniciadas a partir da análise do material apreendido na Operação Anomia, realizada em 13 de fevereiro, sendo revelado que os crimes praticados pelo grupo empresarial não se restringiam a hospital público em Vitória, no Espírito Santo, mas também em outra unidade de saúde do Estado, na cidade de São Mateus/ES.
A investigação aponta que empresários pagaram propina a servidora do hospital público de São Mateus, da ordem de 6% dos empenhos, em troca de favorecimentos na unidade.
Análises iniciais revelam a potencial prática de crimes contra administração pública, o que será confirmado e ampliado com a avaliação do material da operação, assim como dos contratos do grupo empresarial com o hospital.
As investigações contribuirão não só para interromper a atividade lesiva ao patrimônio público, como também para identificar fraudes que comprometam a eficiência do atendimento à população do Espírito Santo, além de permitir apresentar melhorias gerais para a política pública de saúde.
A cooperação do TCE-ES com a Polícia Federal se deu a partir de acordo de cooperação técnica que viabiliza a troca de informações entre os partícipes, de forma ágil e sistemática, com compartilhamento de dados e documentos, autorizando acessos e recebimentos necessários, observadas as políticas de segurança de cada órgão. Este acordo, no âmbito do TCE-ES, é coordenado pelo Núcleo de Informações Estratégicas.
Texto: Assessoria Especial de Comunicação Social da CGU
Informações à imprensa: Secretaria de Comunicação do TCE-ES
Comments